sexta-feira, 24 de outubro de 2008

.::link moda::.


O site link moda nasceu através de um trabalho acadêmico intitulado de "Informática na Moda", cujo objetivo é fazer um mapeamento das várias etapas do trabalho dos profissionais de moda, utilizando o computador e a internet como ferramenta.

O site é destinado a estudantes e profissionais de moda, para dar suporte a pesquisas e ampliar o conhecimento em moda, disponibilizando diversos links de moda. Entre esses links estão links de museus de moda, revistas de moda, jornalismo, eventos de moda, história da moda, softwares voltados pra moda, comércio eletrônico de moda, pesquisa de tendências, blogs de moda, e muito mais.

Acessem http://www.linkmoda.com/


terça-feira, 21 de outubro de 2008

A moda das ruas


Nas ruas encontramos todo o prêt à porter visto nas passarelas, porém interpretado por várias tribos e culturas diferentes. E é através destas tribos que surgem tendências inovadoras e repletas de conceitos de moda.
Como exemplo claro e crescente podemos falar da moda proveniente dos Rappers que surgiu nas ruas. Foi uma moda moldada a partir da cultura musical, classe social e dos sonhos dessa tribo de pessoas.
Hoje nos deparamos com um enfraquecimento da alta costura, levando as marcas a criarem peças cada vez mais comerciais para as passarelas. Logo passaram a prestar mais atenção nos conceitos encontrados nas ruas, fazendo o processo inverso, buscando inovação nas roupas das pessoas para depois aperfeiçoá-las e dirigí-las novamente ao público.
As pessoas, cada vez
mais individualistas, estão criando seus detalhes, fazendo moda sem perceber, cabe a nós criadores de moda, traduzir toda informação interessante adquirida nas ruas para as passarelas, conseqüentemente levando ao público o que eles desejam e mostram!
POSTADO POR: ANA FLÁVIA CORRÊA

Moda, Marketing e Publicidade: Estamos vendendo atitudes?

Já que estamos falando de Moda ligada à Comunicação, porque não usar o exemplo mais comum no Mundo da Moda?As revistas de moda & beleza dirigidas às mulheres propagam a idéia de feminilidade, independência, beleza e diversos outros assuntos que compõem o universo feminino. A leitora encontra na revista uma espécie de cúmplice e se identifica com as situações ali propostas.De modo geral, todas elas vendem estilos de vida e se concentram na moda e na beleza. Os anuncios publicitários ocupam mais de 30% das revistas e tem a finalidade de, primeiramente, vender, tanto atitudes como também seus produtos, e em segundo lugar a de criar uma estrutura de significado para os mesmos. Elas são especialistas em "adivinhar" como a leitora gostaria de ser, estar e ter.Em maio de 2008 a Revista Elle fez seu 60º aniversário. É uma bela trajetória sobre moda, decoração, beleza e personalidades. Um apanhado de depoimentos reconstroem naquelas páginas as principais angústias e conquistas das mulheres a partir da década de 50. Não menos que Sarah Jessica Parker, é a capa da Elle francesa pelo lançamento do filme "Sex And The City", nada mais à propos, d’accord?

Postado por Lívia Grassi

Reserva Natural, a marca ecologicamente correta...


Você já reparou que está na “moda” ser ecologicamente correto? Pois é, parece que a tendência agora é buscar o natural, e algumas marcas têm grande preocupação ambiental, inserindo em suas coleções matéria-prima que não prejudica o meio-ambiente. Assim é a marca Reserva Natural, fundada em 1992, destinada a um público especial. A Reserva Natural se utiliza de matéria-prima 100% natural, sem perder o estilo. As coleções são complementadas com trabalhos artesanais como crochê, macramê e bordados, tudo nos mínimos detalhes. Para saber mais sobre a marca acesse o site www.reservanatural.com.br e dê uma olhada no catálogo da coleção.
Postado por Livia Lorraine

A Moda Direto da Telinha

A televisão é um dos maiores influenciadores de moda no Brasil hoje em dia. Crianças, jovens idosos, homens e principalmente as mulheres sofrem essas influências vindas principalmente das novelas globais, que são as mais assistidas hoje no pais e os looks de suas personagens são os mais copiados. Roupas para todos os estilos e sem sair da moda é o que mostra a nova novela das 7 Três Irmãs. As protagonistas Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann) de Três Irmãs. Sucessivamente, uma tem um estilo mais sofisticados, com óculos poderosos e roupas elegantes, outra é mais dinâmica, roupas práticas pro dia a dia, mas com ousadia na combinação das peças e a outra bem mais despojada, com roupas coloridas e temas florais. O item comum das personagens é o conforto, pois a novela se passa em uma cidade praiana.
Suzana, Dora e Alma
Além dos looks das novelas outra coisa em muito copiada nas ruas: O cabelo. Quem não conhece alguém que cortou o cabelo igual ao de alguma personagem ? Talvez o franjão da Silvia (Alinne Morais) em Duas Caras, ou o corte da Lara(Mariana Ximenez) em A Favorita, ou a cor das madeixas de Joana (Regiane Alves ) em Beleza Pura .

Silvia, Lara e Joana

Enfim, Basta dar uma olhada nas novelas para saber o que vai estar nas ruas nos próximos meses!

Postado por Débora Fernandes



A MULHER DE ONTEM SEMPRE SERÁ A DE HOJE



A mulher de ontem sempre será a mulher de amanhã, pois a moda é feita de ciclos e renovações constantes. As roupas que são consideradas antiquadas durante um período muitas vezes retornam as passarelas de forma inovadora e moderna, porém carregam todo o conceito utilizado anteriormente. Por exemplo, as calças boca-de-sino, as estampas de pois e a cintura alta. Outra forma de se reutilizar roupas de décadas passadas sem modificá-las é conhecida como vintage muito valorizado pelos estilistas e pela moda. Roupas, artefatos e até mesmo objetos antigos possuem um custo alto, e são vistos como símbolos da nossa história. A mulher por si só se reinventa durante o tempo, com novas escolhas e novas perspectivas de vida, como antigamente buscando empregos e independência, conquistando o fim do espartilho e o inovador uso da calça comprida. A moda simplesmente se modifica de acordo com as novas escolhas e necessidades da mulher, mas a sua essência é sempre a mesma.
Postado por Natália Silva Zoratti

Comprem TUDO e ganhem na mega sena !!



Algumas verdades são universais e irrefutáveis. Macacos gostam de banana; crianças gostam de bolo de chocolate; e mulheres simples-mente veneram cartões de crédito.
Outra característica geralmente atribuída às mulheres é a da compra por impulso.
Acontece que quem compra por impulso acaba comprando o que não precisa. Nem sempre aquilo que é bonito é também “usável”. Por isso não são raros os casos de roupas e sapatos que acabam se amontoando nos armários.
Nada se torna mais prazeroso, ao entrar em um shopping, e sair de lá levando inúmeras sacolas de varias lojas.
O que não é muito prazeroso é a fatura do cartão de credito do mês seguinte...

Postagem feita por Cheryl Bastos Mello

Moda, Marketing e Publicidade: Estão nos vendendo uma atitude.


Moda, Marketing e Publicidade vivem juntos nos dias atuais. Um depende do outro para sobreviver, pois a moda e seus editoriais precisam da publicidade para os tornar públicos e depende também do marketing para se passar uma mensagem para aquele leitor. Os editoriais mostram uma atitude de uma mulher poderosa, dona de si. Esses editoriais nos vendem a idéia de que se aquela mulher pode ser daquele jeito, nós também podemos.
O marketing na moda é projetado para facilitar a venda dos produtos e ajudar a passar uma idéia, um estilo de vida, sobre aquele editorial.
Letícia Rocha Portugal.

Estilo Masculino

No segmento de moda masculina, encontramos sofisticação para homens modernos e que gostam de estar bem vestidos com muito requinte e conforto, que é o principal quesito na hora de escolher uma peça para qualquer ocasião.

Marcas masculinas consagradas proporcionam uma diversidade de produtos destinados desde aos considerados metrossexuais até os mais machões de plantão.

Há uma grande variedade de produtos para qualque tipo de homens . Hoje a moda não deixa a desejar quanto aos estilos, personalidades, gostos e as necessidades deles.

Ele está se interessando mais por fazer parte do mundo fashion. Diferente do passado, hoje ele tem vontade e liberdade de ir as compras, buscar informações em diversos meios de comunicação para estar sempre antenado ás tendências e ás novidades do mercado da moda.
O homem se prepara para ficar mais bonito e á vontade. As mulheres agradecem, aplaudem e acham lindo!!!!!haha


Postado por Pamella Turatti ;)


Moda e o Meio ambiente....

No mundo da moda, cada dia mais estão criando produtos alternativos que não prejudicam o meio ambiente e além disso um dos eventos mais importantes do Brasil: São Paulo Fashion Week despertou a importância dos cuidados com o meio ambiente. Para que tudo saia lindo nos desfiles e principalmente, para que as roupas se tornem acessíveis ao público, tem um grande trabalho por trás, que se não for bem feito, pode e muito contribuir para o aquecimento global .Buscando uma cultura de responsabilidade social na moda, incentivando a produção fashion a partir de produtos reciclados ou naturais.

Os tecidos ecologicamente corretos não param de aparecer, isso é devido a indústria textil pois é uma das maiores emissoras de gás carbônico com a produção de tecidos sintéticos .


Postado por Ana Paula Ferraz Paludetti.

A MODA DAS RUAS


Apesar da moda hoje ser acessível a todos e perceber as tendências em todo lugar, muitos ainda seguem seu estilo e lança sua própria moda.
A rua é o melhor lugar para perceber essa individualidade e diferenciaçao de estilo, pessoas que se vestem de acordo com o que pensa, com seu estilo de vida, sem preconceitos e preocupação com algum tipo de opinião alheia.
Na foto, a moça anda na rua com uma blusa que só tem duas tiras atrás e uma calça sem cós no meio do quadril, toda rasgada e mesmo com o corpo em forma, o que mais nos preocupa é se a moda pega. A única peça no look dela que podemos classificar como grande é a bolsa. E se ela esta preocupada que seu corpo está á mostra no meio da rua e todos olhando??? Ela tanto não está preocupada como não liga para essas pessoas.
É seu estilo, sua personalidade e seu ponto de vista sobre a moda expressada na sua forma de se vestir, afinal, temos que nos sentir a vontade com o que vestimos e não ser uma escrava fashion.

Postado por Tamiris Garcia

MARCAS DE ATITUDE


Atualmente a moda e atitude são coisas que estão muito interligadas.
Uma gama de marcas utilizam modelos em suas campanhas publicitarias transmitindo atitudes fortes, marcantes e sensuais; para incentivar as pessoas na compra das peças da determinada marca que esta divulgando sua campanha.
Varias pessoas idealizam a marca, fazem uso dessas marcas que transmitem atitude por que para essas pessoas o simples fato de usar a roupa as torna mais poderosas, sensuais.
As pessoas que gostam de roupas de atitude, exigem cada vez mais coisas inovadoras, modernas, que as deixem elegantes, poderosas e querem manter um diferencial das outras pessoas no seu meio social.
Assim as pessoas tem um grande status na sociedade.

Postagem feita por: Michelle

Moda Ecológica

Necessidade e conciência são os primeiros fatores para o surgimento de novas criações baseadas em reciclagem ou produtos e tecidos orgânicos. O uso de vestimentas e decoração começou a se tornar viável e interessante para qualquer público, pois é de vital importância a utilização desses produtos de formas variadas. A percepção de que as roupas podem sim ser utilizadas normalmente exclui qualquer pensamento de que reciclagem são "materiais reutilizados para produtos/roupas inutilizáveis", mostrando-nos assim que essas roupas podem sim ser utilizadas tanto com recicláveis como com orgânicos, que são os tecidos já produzidos ecologicamente.
A moda ecológica está na moda atualmente, mais não podemos descartar o fato de que ela nunca mais poderá sair de foco, deve se manter não como um produto que está na moda, e sim ser usado como produto para criações que serão moda.

Pâmela Pella

Independência Feminina

As mulheres de hoje criaram uma independência, que através de atitudes se mostram seguras e modernas.Assim quebra-se aquele vínculo de dependência que havia por exemplo com o homem, pois são mulheres que sabem o que querem, são seguras de si e passam a impressão de serem auto-suficientes.
Para a moda essa independência força o mercado a estar sempre inovando.Porém essa inovação segue o perfil de cada consumidora.

Luiza Helena Teixeira

Homens de ontem...homens de hoje!


Os homens estão marcando presença nos seguimentos de Moda a cada dia, porém...ao considerarmos os fatos atuais podemos questionar o passado em que a os homens eram tão adéptos a extravagâncias quanto as mulheres. Sapatos de salto alto, cabelos longos e alguns acessórios como por exemplo os brincos, surgiram primeiramente como artefatos masculinos e só depois vieram a ser usados pelas mulheres.
Questões sociais como a Revolução Industrial transportaram preferênciais de vaidade para as mulheres e...diante ás grandes transformações ocorridas entre os séculos 20 e 21, assim como o surgimento de uma nova mulher extremamente batalhadora e mais independente, surgiu também uma necessidade de o homem acompanhar tal evolução e aderir novamente a busca pela vaidade.
Assim como novas buscas, surgiram também novos termos que caracterizam os homens como adéptos aos seguimentos de moda. O que seria ser um homem "metrossexual"? Alguns críticos rotulam os adéptos desse termo como sendo seguidores dos diversos meios que proporcionam a vaidade fazendo uso das mais consideradas técnicas femininas de culto ao corpo, beleza, imagem e acima de tudo...modernidade.
HOMENS de hoje...são na verdade os homens á moda antiga!


Por: Beatriz Faria Morales

Á MODA NARCISO

Foi se o tempo em que cuidados com a aparência era só coisa de mulher. As mulheres adquiriram seu espaço, batalharam seus direitos e conquistaram sua autonomia, porque para os homens haveria de ser diferente? Eles que já nasceram com todos os direitos assegurados pelo sexo e não tiveram que batalhar pelo reconhecimento de sua autonomia, não ficariam quietos diante de tamanha evolução, correndo o risco de se tornarem o sexo frágil.
O homem moderno não se conforma com machismos e não se submete aos ditames ultrapassados da cultura masculina. A exemplo de Narciso que se apaixonou pela sua própria imagem refletida no lago, os homens querem se apaixonar por sí mesmos antes de provar que ama o outro.
O novo homem, por alguns identificados metrossexuais, receberam a prióri adjetivos com conotações depreciativas, mas mostraram para que vieram e conquistaram seu espaço, mudando a opinão dos mais conservadores.
As novidades estéticas criadas para homens recebem a cada dia um maior número de adeptos de todas as classes, profissões e nível culturais, até mesmo a idade não é fator que impossibilite a adesão. Eles se preocupam com a aparência, fazem combinação de looks, buscam informações sobre a moda masculina em voga, se rendem aos cuidados com os cabelos, unhas, pele e ainda aceitam sugestões fashion dos veículos de comunicação de moda, mostrando-se antenados nos novos parâmetros da elegância masculina; até o tradicional azul se converteu em rosa.
Pode até ter sido difícil, mas convenhamos as mulheres aplaudem essa transformação!

postado por Cinthia Sena

Dias intermináveis de compra...


Mulheres, homens de todas as idades, de diversos tipos e classes sociais compram. Por diferentes necessidades, por vaidade, ego ou porque precisam mesmo.
O ato de comprar muitas vezes não está meramente relacionada a aquisição de objetos de bens de consumo. As compras podem atingir os sentimentos mais profundos de uma pessoa, como a frustração, nervosismo, ansiedade ou solidão.
O ato de comprar está muito ligado as mulheres, geralmente começa aos 18 anos, quando apesar de não comprarem gastam horas em centros de compras, olhando e experimentando roupas e acessórios.
O consumo excessivo servem para remediar carencias, para alimentar a alma, para as pessoas se sentirem melhores. A sociedade leva grande parte da população para consumo cada vez maior de objetos, os comerciais da televisão, as revistas mostram mulheres felizes, realizadas com a adesão das roupas e outros objetos influenciando as pessoas.
Diante de situações difíceis da vida cotidiana, as pessoas se sentem ansiosas e frágeis, essas podem tentar preencher, a falta de relações mais complexas, adquirindo objetos, já que esses não decepcionam.
O consumidor só se sente satisfeito quando adquire o produto, porém o produto tem um valor simbólico, quando é adquirido perde seu valor, focando em outros objetos para suas novas compras.
As pessoas conpulsivas precisam de ajuda de psiquiatras ou psicologos. Depois de um bom tempo de tratamento conseguem se controlar, para compras que realmente precisam.

Postado por Maria Gabriela Linares

homem e moda:vamos discutir a relação

Antigamente, era menos provável ouvir falar de moda para homens, não pelo fato de serem menos vaidosos e sim por masculinidade. Hoje já existem revistas e colunas que tratam de moda masculina, lógico que com menos intensidade do que para mulheres (pois as mulheres abrem mais por propagandas de moda do e vitrines do que os homens), mais os homens não são menos consumistas nem menos vaidosos do que elas, o que esta acontecendo e que hoje ele tem uma maior liberdade de explorar sua vaidade e seu consumismo já que, a masculinidade não e motivo de renuncias como antiga (o homem não e menos homem por ser vaidoso). Mario Queiroz declarou que "Já foi bem mais difícil só trabalhar para homens. Hoje, eles têm muito mais cultura de moda e isso inegavelmente abriu novas possibilidades na minha carreira."Ele que trabalha a 18 anos com moda masculina diz que essa e sua melhor fase,pois o homem que veste Mario Queiroz é um homem consumista.Isso tudo se da ao fato de que o homem de hoje pode assumir mais sua vaidade, cuidar da aparência, sair para comprar roupa. Antigamente, isso não era bem-visto. Da mesma foi que o século 20 foi o século da vaidade feminina o século 21 tem sido a revelação da vaidade masculina. Apesar de que nem sempre foi assim já que entre os séculos 17 e 18 nas cortes européias, a disputa pela vestimenta mais rica em decoração e extravagância não era privilégio apenas das mulheres.Mas com a vinda da revolução Industrial e a Revolução Francesa os homens tiveram que deixar essa vaidade para as mulheres e arregaçar as mangas.E com tudo isso retornou-se o culto a aparência masculina
UFA!!!!!!!!!!!ATE QUE ENFIM

Postado por Karina Monteschi

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Bem vindos!!!


Sejam bem-vindos ao blog da disciplina Comunicação e Produção de moda!!!

Espero ver seus posts até o final da aula, hein?!