terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Década Perdida: Anos 80


Os anos 80 foi uma década de crise econômica e inflação muito alta, para os economistas essa foi uma “década perdida” em função da situação caótica pela qual passava o Brasil; mas a Moda dos anos 80 procurou expressar justamente o contrário

Foi nesse período que tivemos um grande boom de escolas de moda, ajudando a formar profissionais nessa área.

Nessa década a indústria têxtil teve grande força, junto aos desfiles e promoções. As grifes de moda estava em voga e nomes como Lino Villaventura surgem no cenário nacional para alavancar a moda.

Cria-se, nesse período, a cooperativa da moda, em que se transformou em um laboratório de exercício do estilo, lançando nomes como Jum Nakao e Walter Rodrigues.

Os jovens usavam calça jeans, camiseta e tênis, sempre buscando complementar seus looks com modismos e elementos que imprimiam a irreverência da década como as polainas, as colãs, e tênis em cores mais do que vibrantes.

O traje esportivo era febre assim devido as academias que se espalhavam por todos os cantos, todos pareciam querer se exercitar, embalados pelas músicas dançantes e pelos ritmos aeróbicos.

O período de 80 que se inicia na verdade em 1978, pondo fim aos anos 70 caracterizado pela onda hippie, das formas largas, despojadas e engajadas. O lema adotado agora é a “ambigüidade”. Uma miscelânea de estilos, formas e cores entra em cena, até mesmo pela abertura da democracia no setor político, a moda incorpora “o tudo é permitido”. A moda não seguia nenhuma linearidade, os shapes usados na época buscavam a valorização do corpo feminino e versavam entre vestidos balônes, tomaras que caia, franzidos, babados, cintura marcada, fendas, brilho e tecidos que colavam ao corpo sugerindo a sensualidade feminina.

A cartela de cores, texturas e estampas se misturavam ao passo que se podia combinar cores cítricas, com motivos étnicos (zebra, onças) e rendas. Até o make de produção cabelo/maquiagem acompanhava a mesma tendência: cabelos coloridos e cortes repicados, espetados e assimétricos. A maquiagem sempre carregada e bem marcada nos olhos e na boca com vermelhos e pinks vibrantes.

Outros ícones que marcaram essa época são: as calças leggings, as mangas morcego, batom 24 horas, scarpin.

Mas apesar de toda essa irreverência a moda dos anos 80 também teve seu lado chique, elegante e sexy. O uso das ombreiras e cintura marcada por cintos largos caracterizou um visual mais andrógino, que afirmava a conquista da liberdade feminina, onde estas desempenhavam cargos de chefia. A moda masculina seguia o mesmo estilo.

A década de 80 marca o exagero e a ostentação. Os shoppings viram centro de consumo e as marcas ganham valores. Luxo, poder e status podem definir com exatidão os desejos dessa década.

A moda também sofreu influência do Japão, emergente com suas novidades, e seus eletrônicos, neons, computadores, automáticos e robóticos futuristas.

Os anos 80 é comumente relembrado e agora mais do que nunca ele volta com alguma força. Sinais de adesão á elementos marcantes da década de 80 são expostos em desfiles de grifes de luxo, não se sabe ainda se a moda vai realmente pegar, mas no mínimo se aposta que uma releitura menos extravagante pode ser feita da cintura marcada com cintos largos e ombros equilibrados por ombreiras.

A releitura de antigos modismos e estilos explora justamente a ambigüidade. O saber sobre bom gosto e mau gosto nos leva a reflexão, da mistura de tendências a partir dos anos 80, e nos mostram que todas as limitações são na realidade relativas e que essas projetam na moda, nada mais que os nossos sonhos, idéias e aspirações, e que, afinal, tudo é mesmo possível no mundo da criação.



Postado por: Cheryl, Cinthia, Karina e Leticia, 6º periodo moda

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